- Mob Magazine - https://www.mobmagazine.pt -

Mercadona testa novo camião livre de emissões GEE, PM e NOx e 100% elétrico

A Mercadona [1], em colaboração com os fornecedores Scania, Acotral, Frigicoll e ThermoKing, está a testar a introdução de um novo modelo de camião 100% elétrico na sua frota . Em comunicado, a retalhista explica que este novo projeto permitirá reduzir ainda mais o impacto da sua atividade nas diferentes cidades onde a empresa está presente.

O novo veículo não tem emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE) durante o transporte assim como possui um novo motor que elimina igualmente gases como, por exemplo, aqueles que geram partículas menores (PM) a 10 mícrones e Óxido de Nitrogénio (NOx).Este projeto da Mercadona e dos seus fornecedores também pretende contribuir para reduzir a contaminação acústica, com uma diminuição relevante do ruído.

 

Durante o período de testes, a Mercadona [2] prevê otimizar os processos de carregamento, que realizará num dos cais do seu bloco logístico de Ciempozuelos (Madrid), com o objetivo de aproveitar ao máximo os tempos de descanso dos condutores e os horários de carga de mercadorias.

O camião foi concebido para âmbitos urbanos, tanto para descargas diurnas como noturnas, e tem uma capacidade para 21 paletes e uma massa máxima autorizada de 26 toneladas. O seu equipamento de frio é também 100% elétrico e ligado à mesma bateria que o motor.