- Mob Magazine - https://www.mobmagazine.pt -

Companhia coreana testa primeiro navio alimentado a biocombustível

A descarbonização da atividade de logística e transportes continua a ser um dos principais reptos do setor. Muitas são as iniciativas a decorrer entre os gigantes do transporte e agora a HMM, empresa coreana, terá dado o primeiro passo para a descarbonização da sua frota de navios.

Segundo o explicado, a empresa conduziu com sucesso a sua primeira viagem de biocombustível sustentável para descarbonização com seu navio porta-contentores de 13.100 TEU, o HMM Dream, tendo este navio sido reabastecido com misturas de biocombustíveis durante o abastecimento no porto de Busan a 29 de novembro de 2021.

 

Conectando a Ásia e a Costa Leste dos EUA, o HMM Dream realizou com sucesso uma viagem de biocombustível durante 10 dias de testes no Oceano Pacífico, sendo que o combustível utilizado era composto por Óleo Combustível com Muito Baixo teor de Enxofre (VLSFO) e biocombustível, segundo nota do HMM.

“O sucesso da viagem do biocombustível acelerará a comercialização de biocombustíveis”, comentou um funcionário do HMM, em declarações reproduzidas pelo site Container News, que acrescentou: “continuaremos a pesquisar e investir em combustíveis alternativos mais limpos e ecológicos para navios para reduzir as emissões de gases de efeito estufa”.

 

A transportadora sul-coreana estabeleceu a meta de reduzir as emissões de CO2 em toda a sua frota de porta-contentores, até 2030, em 70% em relação a 2008 e alcançar emissões de carbono zero em toda a sua frota até 2050.