Quantcast
Tecnologia

Volvo alia-se a start-up para criar ‘carregamento express’ em cinco minutos

A Volvo Cars confirmou esta terça-feira ter finalizado um investimento na start-up israelita StoreDot, empresa que desenvolve tecnologia de baterias de carregamento extremamente rápido para automóveis elétricos.

Através da Volvo Cars Tech Fund, o fundo de capital de risco da Volvo, as duas empresas vão agora começar a trabalhar numa tecnologia pioneira para produzir baterias que podem carregar até 160 km de autonomia exclusivamente elétrica, em apenas 5 minutos.

 

Em comunicado, a StoreDot afirma pretender “acelerar o tempo de comercialização da sua tecnologia e visa a produção em massa até 2024”, sendo que a Volvo Cars será “o primeiro fabricante de automóveis premium a investir na StoreDot.”

A colaboração entre as empresas ocorre no âmbito da joint-venture de tecnologia de baterias que a Volvo Cars estabeleceu no ano passado com a Northvolt, o fabricante de baterias líder sueco.

 

“O nosso objetivo é sermos o transformador mais rápido da nossa indústria e o Fundo Tecnológico desempenha um papel crucial no estabelecimento de parcerias com futuros líderes tecnológicos”, disse Alexander Petrofski, diretor do Fundo Tecnológico da Volvo Cars. “O nosso investimento na StoreDot encaixa perfeitamente nessa ambição e nos nossos objetivos de eletrificação, bem como na mobilidade livre de carbono. Estamos entusiasmados por fazer disto uma colaboração bem-sucedida para ambas as partes e trabalhar para trazer esta tecnologia inovadora para o mercado”,

“Nos próximos anos, a Volvo Cars planeia uma nova família de automóveis exclusivamente elétricos. A sua transição para a eletrificação total faz parte da sua ambição de se tornar uma empresa neutra para o clima até 2040, uma vez que trabalha para reduzir consistentemente as emissões de carbono em todo o seu negócio”, termina o comunicado da empresa sueca.