Quantcast
Segurança

Teste de viaturas que permitem alertas de perigos em tempo real envolve Stellantis

Logo Stellantis

A Stellantis participou no live trial da 5G Automotive Association (5GAA), que envolveu testar um sistema com veículos conectados 5G que através de novas tecnologias de roaming permite alertas de perigo iminente em tempo real. O ensaio ao vivo foi realizado em Blacksburg, no estado norte-americano da Virginia.

Em comunicado, a empresa informa que a viatura utilizada no teste foi o Jeep Wrangler 4xe plug-in hybrid e foi instalado um pacote de tecnologias de teste que permite ao veículo prevenir as infraestruturas próximas da sua posição, de modo a alertar os peões e outros veículos, mas também receber notificações de emergência da rede de telecomunicações.

 

Este concept-car conectado da 5GAA usa câmaras e sensores fixos nas infraestruturas para assim poder recolher dados detalhados que completam o que um veículo pode “ver” usando os seus próprios sistemas. “Com uma ligação 5G de alta velocidade e tecnologia MEC, o sistema pode rapidamente tomar decisões no momento e local onde os dados são recolhidos, um cruzamento, por exemplo, de modo a poder comunicar eventuais riscos de segurança para os peões e veículos que se aproximem”, explica a Stellantis.