Quantcast
Segurança

Tecnologia pode ajudar a evitar acidentes? Eis os dados mais recentes

Um novo estudo divulgado pelo Insurance Institute for Highway Safety mostra que a tecnologia poderá ser o melhor aliado para evitar futuramente acidentes rodoviários.

De acordo com a pesquisa conduzida por esta organização, cerca de 650 mil acidentes rodoviários poderiam ser evitados se fosse utilizada, por exemplo, tecnologia de assistência em cruzamento.

 

Porém, esta não é a única tecnologia que poderia ser transformadora desta realidade. De acordo com o mesmo estudo, a tecnologia de colisão frontal, usada por exemplo pela Tesla, apesar de detetadas algumas falhas, poderia também ajudar a evitar vítimas mortais.

“A assistência na viragem à esquerda e outras tecnologias de assistência em interseções  podem oferecer grandes benefícios de segurança para automobilistas na faixa dos 70 e 80 anos”, disse Aimee Cox, associada de pesquisa do IIHS e autora do estudo.

 

“Sabemos que os condutores mais velhos podem ter um risco maior de colidir e, especialmente, um risco maior de sofrer um acidente fatal”, disse Jessica Cicchino, vice-presidente de pesquisa do IIHS.

“Vimos alguns recursos de assistência ao motorista mais automatizados que não são necessariamente implementados com a segurança em mente.  A tecnologia de que dispomos hoje, desenvolvida para evitar acidentes, é eficaz na redução de acidentes”, terminou Cicchino.