Quantcast
Tecnologia

Sines 4.0: Iniciada construção do hyperscaler data centre

A Start Campus, empresa que está a desenvolver em Portugal um mega centro de dados, arrancou esta semana a construção das suas instalações em Sines. Esta será a primeira fase do projeto, sendo que o NEST – New & Emerging Sustainable Technologies terá um investimento de 130 milhões de euros e conclusão prevista para o primeiro trimestre de 2023.

O NEST explica-se em comunicado, terá um total de 5 mil metros quadrados, apresentando uma capacidade para 15 MW, mas sendo um modelo mais pequeno dos restantes edifícios.

 

“O SINES 4.0 começa agora a ser implementado no terreno e isso é um marco importante para este projeto. Este investimento responde a duas tendências que se confirmaram nos últimos anos: transformação digital e sustentabilidade. Queremos fazer a diferença com o que estamos a criar, gerando postos de trabalho qualificados e atraindo mais investimento com impacto positivo para a comunidade em Sines”, diz Afonso Salema, CEO da Start Campus, citado em comunicado.

Relembre-se que este centro permitirá, em breve, a criação de 70 a 100 novos postos de trabalho altamente qualificados em Sines, sendo que, quando concluído, o Start Campus será um dos maiores campus de data centres da Europa e será 100% verde.

 

O SINES 4.0 ficará localizado na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS), nos terrenos contíguos à recentemente encerrada Central Termoelétrica a Carvão de Sines.