Quantcast
Tecnologia

Primeira viagem de condução autónoma e conectada com 5G na fronteira Portugal-Espanha

Primeira viagem de condução autónoma e conectada com 5G na fronteira Portugal-Espanha

A primeira viagem de condução autónoma e conectada com 5G, em Portugal, decorreu, hoje, dia 14 de setembro, na Ponte Internacional Valença-Tui e contou com a rede 5G da NOS.

O shuttle passou o controlo para o centro de controlo de tráfego, perante a obstrução do percurso, onde um técnico conduziu, de forma remota, utilizando uns óculos de realidade virtual.

 

Um sensor instalado na ponte detetou a presença de um peão num ângulo morto do veículo e transmitiu a informação à rede e ao shuttle, evitando a colisão.

A informação foi transmitida pela rede 5G da NOS, utilizando a tecnologia Nokia, em tempo real e, segundo comunicado,”(…) assegurando a velocidade, baixa latência e a fiabilidade da comunicação, essenciais para garantir a segurança e sucesso da viagem”.

 

A ação, de acordo com o comunicado,”(…) marcou a conclusão do projeto europeu 5G-MOBIX, que veio demonstrar o papel do 5G na mobilidade autónoma conectada”.

O projeto 5G-MOBIX, financiado pela União Europeia (2018-2022), no âmbito do Horizonte 2020, estabelece a base para desenvolver corredores 5G e oportunidades aplicadas à Mobilidade Autónoma Conectada.

 

O consórcio junta 58 parceiros de 13 países da UE, a Turquia, a Coreia do Sul, entre outros.

O projeto do corredor transfronteiriço Portugal-Espanha une o Porto a Vigo e a equipa de investigação reúne empresas do setor automóvel e da área da mobilidade, operadores de telecomunicações, autoridades públicas e centros de investigação.

 

https://twitter.com/_5GMobix/status/1570001334023213056?cxt=HHwWgMC-taT54ckrAAAA

Subscreva a nossa newsletter e não perca os principais projetos em termos de mobilidade na cadeia de abastecimento.