Quantcast
Supply Chain 4.0

Bosch e Universidade de Aveiro apresentam primeiros resultados de projeto de inovação na indústria 4.0

Bosch e Universidade de Aveiro apresentam primeiros resultados de projeto de inovação na indústria 4.0

A Bosch, em conjunto com a Universidade de Aveiro, entre outras entidades e empresas, apresentou os resultados da primeira fase do projeto Augmanity.

O consórcio revelou o desenvolvimento ao nível do 5G que tem permitido a vários parceiros, o avanço da oferta de produtos preparados para a indústria.

 

A localização da Bosch em Aveiro foi uma das primeiras fábricas, com uma rede 5G nativa e que tem permitido à empresa, o teste da tecnologia em chão de fábrica.

Numa colaboração entre o Instituto de Telecomunicações da Universidade de Aveiro e a Altice Labs foi definida toda a rede 5G de chão de fábrica e a empresa tem desenvolvido um equipamento de adaptação dos protocolos de comunicação das máquinas industriais, integrando-as na rede do chão de fábrica.

 

Nelson Ferreira, responsável Internacional Indústria 4.0 na Bosch em Aveiro reforçou, em comunicado, que projeto “constitui um exemplo de que a parceria entre a indústria e a academia desempenha um papel fundamental enquanto fator de competitividade para o futuro”.

O projeto tem vindo a desenvolver soluções e tecnologias para potenciar a competitividade na indústria e produção em Portugal. A Augmanity que, até ao momento, contou com a participação de mais de 300 pessoas e de 200 investigadores, tem a duração de três anos e conclusão prevista para junho de 2023.

Subscreva a nossa newsletter e não perca os principais projetos em termos de mobilidade na cadeia de abastecimento.