Quantcast
Sustentabilidade

Projeto das embalagens eco reutilizáveis junta CTT e Decathlon

Projeto das embalagens eco reutilizáveis junta CTT e Decathlon

Os CTT – Correios de Portugal fecharam uma parceria com a Decathlon, no âmbito das embalagens ECO Reutilizáveis dos CTT. Este programa tem como objetivo dar uma nova vida às embalagens usadas em compras online e tornar a atividade mais sustentável.

O projeto está direcionado aos clientes de e-commerce e apresenta-se como uma alternativa às embalagens de utilização única, sendo passível de ser usada múltiplas vezes, com uma vida útil esperada de até 50 ciclos.

 

Ao optar por receber a sua encomenda numa embalagem reutilizável, o comprador terá que devolver a embalagem num conjunto de lojas CTT e marcos de correio selecionados ou diretamente ao distribuidor no ato da entrega da encomenda.

“Este projeto reposiciona-nos na liderança em matéria de gestão carbónica e de combate às alterações climáticas e reforça o programa de responsabilidade ambiental e social com vista a uma maior proximidade com as partes interessadas. Ao permitir um sistema de reutilização, esta embalagem constitui um passo importante no apoio à transição para uma economia circular, com particular impacto num mercado em expansão como o do e-commerce”, refere a diretora de Sustentabilidade dos CTT, Maria José Rebelo.

 

Já para o líder de Sustentabilidade da Decathlon Portugal, Leandro Sá, “é mais uma etapa a ser ultrapassada, rumo ao compromisso de até 2026 eliminar todo o plástico de utilização única das nossas operações. Está já em curso, nas nossas operações de click e recolha, a eliminação e substituição das embalagens de plástico, por embalagens reutilizáveis de tecido, produzidas com o excedente da produção têxtil dos nossos produtos. Em paralelo damos um novo passo, com esta parceria com os CTT, para que as entregas do comércio eletrónico, usufruam também de embalagens reutilizáveis”.