Quantcast
Supply Chain 4.0

Laboratório Colaborativo em Logística do IPG recebe financiamento de mais de 1 milhão de euros

O Laboratório Colaborativo em Logística – CoLAB LogIN, desenhado pelo Instituto Politécnico da Guarda, foi selecionado pela FCT para um financiamento de 1,3 milhões de euros. Segundo nota publicada no site do IPG, o projeto apresentado obteve a segunda nota mais alta entre as propostas aprovadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia – FCT para financiamento. Na avaliação, a visão estratégica do projeto foi considerada “excelente”, obtendo 14 valores em 15 possíveis.

O CoLAB LogIN integra multinacionais do sector que, em conjunto com académicos do IPG, vão levar a cabo investigação sobre as redes e os fluxos logísticos da região da Guarda e de todo o país com o exterior.

 

“É muito prestigiante para o Politécnico da Guarda obter uma das classificações mais altas nos júris internacionais que avaliam os projetos enviados à FCT”, afirma Joaquim Brigas, presidente do IPG. “É também um excelente resultado para um Politécnico que, nos últimos anos, assumiu como uma das suas principais missões ser um polo de desenvolvimento da sua região e do país, em estreita ligação com empresas inovadoras da região e com multinacionais globais”, acrescentou.

O Laboratório Colaborativo em Logística irá dar prioridade à investigação da intermodalidade nos transportes, conjugando o estudo dos transportes terrestres – rodoviário e ferroviário – com a sua articulação com os meios aéreo e, sobretudo, marítimo, uma vez que o CoLAB LogIN tem como parceiro estratégico a APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo. Paralelamente, a oferta formativa do IPG irá preparar quadros profissionais qualificados para as empresas que, a curto-médio prazo, se irão instalar e começar a operar no Porto Seco previsto para a Guarda.