Quantcast
Supply Chain

Jungheinrich desenvolve parceria para criar sistema de armazenamento de baterias de 25 MW

JTEnergy scaled

A Jungheinrich estabeleceu uma parceria com a Triatlon, em formato de joint venture, para o surgimento da JT Energy Systems. No âmbito deste acordo, a JT Energy System está a dar uma nova vida às baterias de iões de lítio usadas e, no futuro, irá produzir baterias neutras em CO2.

Para concretizar este objetivo, está a ser construída uma instalação de armazenamento de baterias em Freiberg, na Saxónia (Alemanha), com um pico de produção de 25 MW. “O sistema de armazenamento em larga escala é composto, entre outras coisas, por módulos de baterias de iões de lítio usadas que serão reutilizadas após a sua utilização em empilhadores elétricos e no setor automotive.”

 

A ideia é que, no futuro, a instalação de armazenamento de baterias seja usada para produzir baterias 100% neutras em CO2, de acordo com solicitações específicas. “As tarefas da mega-bateria são o armazenamento intermediário de eletricidade regenerativa, a estabilização da rede elétrica e o fornecimento urgente de picos de energia que sejam necessários”, esclarece-se em comunicado.

“A eletromobilidade está a crescer. Mais de 1 milhão de empilhadores elétricos Jungheinrich estão a ser utilizados, atualmente, em todo o mundo, sendo que uma parte está equipada com tecnologia de iões de lítio de última geração. As baterias de iões de lítio são particularmente duráveis. Sistemas de armazenamento de energia estacionários como o de Freiberg são a consequência lógica do uso de baterias de iões de lítio numa segunda vida e, portanto, dão uma contribuição significativa para a transição energética”, explica Reinhild Kühne, diretor administrativo da JT Energy Systems.

 

De referir, por fim, que a JT Energy Systems foi fundada em conjunto em 2019 pelo especialista em intralogística Jungheinrich, com sede em Hamburgo e pelo fabricante de baterias Triathlon. A joint venture produz sistemas de energia para veículos elétricos com aplicações industriais.