Quantcast
Supply Chain 4.0

Estudo mostra que escassez de motoristas continua a aumentar

Depois de uma pandemia inesperada que deixou o mundo da logística e transportes no limite, um novo estudo mostra agora que um dos principais problemas do setor, a escassez de motoristas para transporte profissional de mercadorias, continuará a ser um problema em 2022.

Segundo o analisado num relatório recente da World Road Transport Organisation (IRU), a procura por profissionais aumentou durante o último ano, faltando cerca de 40% de oferta para suprir todas as necessidades.

 

De acordo com o analisado, para se ter uma ideia concreta, a procura por profissionais, na Europa, aumentou 42% de 2020 a 2021, com vagas para motoristas a chegarem aos 71 mil profissionais na Romênia, 80 mil na Polônia e Alemanha e 100 mil no Reino Unido. No México, a escassez aumentou 30% para chegar a 54 mil, ao passo que na China a oferta ficou 140% aquém da procura, atingindo os 1,8 milhões.

Observando os dados para 2022, as empresas na Argentina e na China preveem pequenas melhorias, enquanto os operadores na maioria das regiões esperam que a escassez de motoristas continue a aumentar, sendo que na Turquia deverá aumentar em 15%, México em 32% e Eurásia e Europa em 40%.