Quantcast
Supply Chain 4.0

Entregas por drone? Walmart já tem capacidade para entregar 1 milhão de encomendas

O futuro do retalho está a ser desenhado no presente e muitas são as grandes marcas retalhistas que estão a apostar em tecnologia emergente para darem um passo em frente na sua estratégia. Segundo a imprensa internacional, o Walmart, que tem uma colaboração com a DroneUp, está a preparar-se para as entregas do futuro… com drones.

De acordo com o noticiado, a retalhista norte-americana está a preparar-se para disponibilizar esta entregas em 37 locais, sendo que já em novembro passado a DroneUp tinha ‘avisado’ que estava a preparar três hubs no Arkansas.

 

Desde então, a parceria entre as duas empresas evoluiu, sendo que o primeiro passo foi dado em setembro de 2020 quando ambas testaram a entregar de testes rápidos covid-19 via drone.

“O Walmart está bem posicionado para ser o líder de entrega de drones, pois já possui uma infraestrutura significativa para atender ao público – mais de 4.700 lojas com stock com 120.000 dos itens mais comprados, localizados a 16 quilômetros de mais de 90% da população dos EUA”, referia recentemente um comunicado da DroneUp.

 

Nos hubs DroneUp existentes, o Walmart completou “centenas de entregas em questão de meses”, escreveu Guggina. Muitos clientes estão a usar o serviço para compras de conveniência, sendo que o item mais vendido num dos hubs é o Hamburger Helper.

Mas como funciona tudo? O site da Retail Dive explica que “para receber uma entrega, o cliente insere o seu endereço para verificar a elegibilidade e faz o pedido, conforme o anúncio de novembro da DroneUp. Em seguida, os operadores embalam o pedido e prendem a caixa ao drone, e o engenheiro de voo orienta a entrega até a casa do cliente. Os pedidos podem ser feitos no site da DroneUp.”

 

De acordo com a mesma publicação, a expansão dá ao Walmart “o potencial de atingir 4 milhões de lares americanos” no Arizona, Arkansas, Flórida, Texas, Utah e Virgínia, sendo que o retalhista também pode entregar mais de 1 milhão de pacotes por drone anualmente.

Os clientes em áreas qualificadas podem fazer pedidos de dezenas de milhares de itens entre 8h e 20h para entrega por drone em menos de 30 minutos. “Por uma taxa de entrega de US$ 3,99, os clientes podem encomendar itens que totalizem até 10 kg”, explica-se ainda.