Quantcast
Transportes

Efacec lidera consórcio Ferrovia 4.0 sobre soluções inovadoras

A empresa portuguesa Efacec lidera o projeto Ferrovia 4.0, cofinanciado pelo COMPETE 2020, Lisboa 2020, Portugal 2020 e pela União Europeia.

A empresa portuguesa Efacec lidera o projeto Ferrovia 4.0, cofinanciado pelo COMPETE 2020, Lisboa 2020, Portugal 2020 e pela União Europeia (Fundos Europeus Estruturais e de Investimento), que tem como objetivo global desenvolver diferentes componentes, ferramentas e sistemas a serem testados em veículos e infraestruturas reais, que aumentem a competitividade, a qualidade e a segurança do serviço de transporte ferroviário.

Em comunicado, a empresa informa que o investimento ronda os oito milhões de euros, teve início no final de 2020 e tem data de conclusão agendada para junho de 2023.

 

Para o coordenador global do Ferrovia 4.0, Paulo Paixão, “com este projeto ambiciona-se o desenvolvimento de soluções que potenciem a sustentabilidade económica e ecológica do sistema ferroviário, destacando-se, na colaboração específica da Efacec, a redução de custos operacionais e de manutenção”.

O Ferrovia 4.0 está a ser desenvolvido no seio da Plataforma Ferroviária Portuguesa e em parceria com várias empresas e entidades de Investigação, tais como ALMADESIGN, EVOLEO, FEUP, INEGI, ISEL, ISEP, ISQ, Instituto Politécnico do Porto, IST, IT, ITECONS, IP, LNEC, Mota-Engil, MCG, Nomad Tech, Solvit, Universidade de Coimbra, Universidade do Minho, e em colaboração com a INOVA+.