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Supply Chain 4.0

Dachser: Mobilidade urbana com bicicletas e camiões elétricos

Dascher Iberia já utiliza bicicletas elétricas na distribuição

A Dachser integra na sua atividade logística de mobilidade urbana entregas com bicicletas elétricas e aposta em camiões elétricos para levar mercadorias até aos microhubs – pequenos armazéns estrategicamente localizados perto do centro da cidade – e até aos clientes. Destacando-se pela aposta “na combinação de conceitos de logística inovadores e que permitem o desenvolvimento de modelos de negócio sustentáveis” para o sector da logística, a empresa está a trabalhar, no âmbito do conceito “DACHSER Emission-Free Delivery”, para combater o aumento da poluição provocado pelo tráfego de entregas.

Como avança Celestino Silva, managing director european Logistics Iberia da Dachser, até ao final de 2022, em zonas definidas de 11 áreas metropolitanas europeias, a Dachser entregará todas as expedições sem emissões, como norma. Significa isto que não serão libertados localmente poluentes atmosféricos ou gases com efeito de estufa e que se irão reduzir as emissões sonoras. Com este modelo, “transportamos carga de grupagem para clientes B2C e também para clientes B2B, explica o responsável.

 

No caso do “DACHSER Emission-Free Delivery”, a empresa utiliza carrinhas e camiões elétricos a bateria, bem como bicicletas de carga elétricas, estando cada um destes meios adaptado às exigências locais. As bicicletas de carga são especialmente concebidas para grupagem, por exemplo, mercadorias paletizadas com um peso até 250 quilos. Já os camiões elétricos fornecem os microhubs ou entregam diretamente mercadorias que não são adequadas para bicicletas de carga elétricas, devido ao seu peso ou dimensões. Por sua vez, as rotas das bicicletas começam no microhub e servem principalmente o centro urbano. Assim, as bicicletas elétricas são apenas um elemento do modelo “DACHSER Emission-Free Delivery” e são sempre utilizadas em combinação com outros veículos elétricos a bateria, conclui Celestino Silva. Como afirma, “este modelo está estruturado de modo a ser facilmente transferível para outras cidades”.

Atualmente, o modelo de distribuição urbana “DACHSER Emission-Free Delivery” encontra-se implementado em Estugarda e Freiburg (Alemanha), em Estrasburgo e Paris (França), Oslo (Noruega) ou Praga (República Checa). Destaque-se, ainda, a nível ibérico, as cidades de Madrid e Porto. Até ao final de 2022, um total de 11 cidades europeias terão implementado este modelo localmente. Estão em curso, ainda, projetos de implementação em Berlim e Munique (uma vez mais na Alemanha) e, ainda, em Copenhaga (Dinamarca).

Este artigo é complemento à peça dedicada a cargo bikes publicada na edição impressa da Mob Magazine. 

Pode aceder ao artigo completo aqui.