Quantcast
Tecnologia

Camiões autónomos ainda são coisa do futuro? Novo estudo apresenta ‘datas e números’

A tecnologia está a transformar diversos aspetos da nossa vida e os camiões autónomos têm estado há vários anos na rampa de lançamento para a sua chegada às estradas.

Agora, um novo estudo, realizado pela Guidehouse Insights, põe datas e números relativamente à presença destes veículos, num futuro próximo, entre nós, sendo que daqui a dez anos já deverão ultrapassar os 1,2 milhões.

 

Assim, segundo o explicado pela consultora, em 2032 é esperado que existam em circulação 1,2 milhões de autocarros e camiões automatizados, atingindo uma quota de mercado global de pouco mais de 19% até 2032.

De acordo com esta ‘investigação’, a China irá liderar o processo, conseguindo uma quota de 38,5%, esperando-se que a América do Norte e a Europa atinjam os 26% e 29%, respetivamente, de acordo com o relatório de autoria de Sam Abuelsamid, analista principal da Guidehouse.

 

Esta ‘explosão’ será explicada, segundo a empresa, por diversos fatores, sendo que o principal é o envelhecimento das forças de trabalho e a escassez de novos motoristas. Sobre este facto, a American Trucking Associations, numa análise recente, diz esperar uma escassez de até 200.000 motoristas para trabalhos de longa distância na próxima década.