Quantcast
Operadores Logísticos

BEI vai apoiar novos serviços ibéricos de transporte ferroviário de mercadorias

MEDWAY

O Banco Europeu de Investimento (BEI) assinou um acordo no valor de 45 milhões de euros com a Medway ROSCO, uma filial da Medway Operador Ferroviário de Mercadorias (Medway OFM), o maior operador privado de transporte ferroviário de mercadorias da Península Ibérica, estabelecido no âmbito do Grupo Medlog.

Em comunicado, o BEI revela que o valor tem como objetivo apoiar a expansão dos serviços de transporte ferroviário de mercadorias em Portugal e Espanha (incluindo transfronteiras), permitindo assim cadeias de abastecimento mais eficientes nos dois países.

 

Os novos serviços oferecidos pela Medway OFM visarão predominantemente as regiões menos desenvolvidas ou em transição em Espanha e Portugal, sendo que se prevê que venha a criar cerca de 940 postos de trabalho durante a fase de execução (2022-2023) e 56 novos postos de trabalho durante a operação.

Graças ao financiamento do BEI, a Medway OFM expandirá a sua frota através da aquisição de 16 locomotivas elétricas e 113 vagões intermodais. Além disso, o projeto apoia o desenvolvimento do transporte ferroviário elétrico, uma tecnologia de transporte com zero emissões diretas.