Quantcast
Supply Chain 4.0

5G: Cosco testou sistema não tripulado de camiões de descarga de contentores

A logística está a mudar fruto da crescente integração tecnológica que o setor tem vindo a promover. Agora, com vários portos já a operar com sistemas 5G, alguns movimentos de carga, ainda que em fase experimental, estão a ser realizados sem ‘ajuda humana’.

Em meados de abril, a COSCO Shipping anunciou que os camiões de contentores não tripulados 5G por si operados concluíram com sucesso operações mistas para embarcações especializadas no Terminal Xiamen Ocean Gate.

 

Segundo o explicado, o LE CONG, um navio operado pela gigante chinesa do transporte marítimo, atracou no cais nº 17 do terminal de contentores de Xiamen e apenas com a emissão de instruções remotas, os camiões não tripulados partiram, viraram, aceleraram, desaceleraram e pararam normalmente para carga e descarga das mercadorias.

Depois de carregar os contentores através de uma ponte rolante, os veículos moveram-se precisamente para a posição designada do guindaste de pórtico, de acordo com a COSCO, que disse que “todo o processo foi concluído de uma só vez, marcando a conclusão bem-sucedida das operações mistas entre caminhões não tripulados 5G”