Quantcast
Transportes

Teleférico vai fazer parte do mix de transportes públicos de Paris

iStock

Com as grandes cidades numa rota de redesenho da sua própria mobilidade, na Europa estão a ser estudadas alternativas aos modelos convencionais de transporte público. Se ns Jogos Olímpicos de Paris (2024) já deverão ter o primeiro teste-piloto de aeromobilidade, agora surge também informação que a capital francesa vai apostar no… teleférico.

Como forma de estabelecer uma linha de transporte público, a cidade  prepara-se para desenvolver um projeto que vai ligar os subúrbios do sudeste de Creteil e Villeneuve-Saint-Georges com a linha do Metro de Paris.

 

Tendo sido estudadas possibilidades de reestruturar, por exemplo, as linhas de autocarros, os responsáveis municipais perceberam que a melhor alternativa seria explorar o espaço acima do nível pedestre.

Segundo o já anunciado, é esperado que esta linha transporte cerca de 12 mil passageiros por hora em cada sentido, sendo que o projeto deverá custar ‘apenas’ 132 milhões de euros, sendo a solução mais barata do que outras opções consideradas.

 

Sendo um projeto algo disruptivo, existindo poucos exemplos mundo fora com este tipo de sistema, a ideia é que, após avaliação do sucesso da iniciativa, esta linha possa ser ampliada, compreendo na sua organização outras 12 linhas.

 

Para se ter uma perceção mais concreta, cada cabine conterá espaço para acomodar dez pessoas sentadas e fará a sua viagem dezenas de metros no ar acima das ruas. No total, a linha percorrerá 4,5 km, uma distância que deverá ser percorrida em apenas 17 minutos.