Quantcast
Transportes

MasterCard e Santander implementam contactless nos transportes públicos de Madrid

Pago Tarjeta Bus EMT e

A MasterCard e o Banco Santander uniram-se para implementar um sistema de pagamentos contactless nos transportes públicos da cidade de Madrid. Numa primeira fase, o projeto-piloto estará disponível em duas das principais carreiras de autocarros de Madrid e permitirá pagar bilhetes com quaisquer cartões bancários com tecnologia contactless.

Já numa segunda fase, o sistema será alargado à totalidade dos mais de 800 mil clientes que usam estas duas carreiras. De acordo com a MasterCard, “esta é a primeira vez que os pagamentos contactless estão disponíveis nos serviços de transporte público em Espanha”, e permitirá alcançar “uma redução de custos” e “melhorar a segurança dos passageiros e motoristas na frota de 33 autocarros que operam nos referidos percursos”.

Para utilizar o sistema, os passageiros têm apenas que aproximar o cartão do terminal de pagamento e entrar.

“As características do projeto que está a ser implementado em Espanha para pagamentos contactless em autocarros urbanos pela MasterCard, pode ser alargado a outras cidades portuguesas, nomeadamente Lisboa e Porto. Em Lisboa, a MasterCard cooperou com a CGD para emitir um produto especial, o Cartão Maestro Caixa Viva, que pode ser utilizado na generalidade dos transportes urbanos de Lisboa”, conta a MasterCard em comunicado.

Paulo Raposo, Country Manager da MasterCard Portugal, sublinha que “este sistema de pagamentos teria inúmeras vantagens em cidades como Lisboa ou Porto, uma vez que a tecnologia contactless tende a generalizar-se em Portugal. Assim, e para além de todos os benefícios que proporciona às empresas de transporte público e aos passageiros locais, é também um sistema amigo dos turistas que nos visitam e que poderiam de uma forma mais fácil, rápida e mais conveniente, utilizar o sistema de transportes públicos para visitar a cidade.”