Quantcast
Sustentabilidade

Ford associa-se à Catena-X e à “Responsible Supply Chain Initiative”

A Ford Europa passou a fazer parte de duas iniciativas da cadeia de abastecimento que visam estabelecer normas industriais para a partilha de dados entre parceiros e a avaliação da sustentabilidade dos locais de produção.

Segundo explicado em comunicado, a primeira delas é a Catena-X Automotive Network, criada para melhorar a sustentabilidade e eficiência ao longo de toda a cadeia de fornecimento automóvel através de um intercâmbio contínuo de dados entre os intervenientes. A segunda é a Responsible Supply Chain Initiative (RSCI), que fornece ferramentas, medidas e apoio para se alcançar uma cadeia de abastecimento mais sustentável.

 

“As cadeias de fornecimento responsáveis, transparentes e sustentáveis são fundamentais para uma mudança bem-sucedida na indústria automóvel à medida que caminhamos para um futuro eletrificado”, afirmou o vice-presidente de compras da Ford Europa, Werner Pütz.

Como ecossistema digital e rede colaborativa, a Catena-X pretende criar normas uniformes para a troca de dados e de informações ao longo de toda a cadeia de valor automóvel. Já na RSCI, a Ford é um dos 14 membros fundadores desta iniciativa lançada pela Associação Alemã da Indústria Automóvel (VDA – Verband der Automobilindustrie).O objetivo da RSCI é desenvolver uma avaliação normalizada para avaliação da sustentabilidade das empresas nas cadeias de abastecimento automóvel, incluindo o cumprimento social das condições de trabalho, a segurança no trabalho e a proteção do ambiente.