Quantcast
Transporte de passageiros

FlixBus lança primeiro autocarro expresso elétrico em Portugal

FlixBus lança primeiro autocarro expresso elétrico em Portugal

A FlixBus, em parceria com o operador local Auto Viação Feirense, lançou o primeiro autocarro expresso 100% elétrico em Portugal. O autocarro vai fazer as viagens entre as cidades do Porto e Bragança, com paragens em Amarante e Vila Real.

“É apenas um pequeno passo, mas que representa muito para a mobilidade sustentável em Portugal. Para a FlixBus, é dar seguimento ao projeto que temos de proporcionar a milhões de pessoas uma mobilidade sustentável e acessível, e asseguramos que os autocarros intercidades, os chamados expressos, sejam tamb]em eles centrais para a revolução da mobilidade verde” – defende o diretor-geral da FlixBus para Portugal e Espanha, Pablo Pastega.

 

O autocarro da marca Yotong será operado pela AV Feirense, tem capacidade para 47 passageiros e tem uma autonomia de cerca de 350km, demorando  cerca de três horas a carregar.

Nas próximas semanas a frota da FlixBus a operar em Portugal vai receber um autocarro equipado com painéis solares, autocarro que irá operar na linha internacional que liga Lisboa a Madrid.

 

“Portugal precisa de fazer um grande investimento nas infraestruturas, se realmente quer promover os meios de transporte colectivos e mais sustentáveis. A FlixBus continua a parar em estradas, parques de estacionamento ou até bombas de combustível, porque não nos é dado acesso a terminais de várias cidades importantes, e não creio que isso seja benéfico ou confortável para o passageiro”, defende Pablo Pastega.

De acordo com os últimos dados oficiais, em 2019 o número de passageiros que viajaram nos expressos foi de cerca de 6,6M contra os 6,7M que viajaram nos comboios intercidades e longo curso.“Em Portugal discute-se e promove-se muito a ferrovia, mas estes números confirmam que somos um meio de transporte importante para o país”, defende diretor-geral.