Quantcast
Transporte de passageiros

Escalas de navios de cruzeiro aumentou 5% no Porto de Lisboa

O Porto de Lisboa registou, durante o primeiro semestre do ano, um total de 154 escalas de navios de cruzeiro, o que representa um crescimento de 5% face às 147 escalas contabilizadas no período homólogo de 2019. Este aumento do número de escalas foi determinado pelo crescimento de 43% das operações em turnaround (viagem iniciada ou terminada no porto de Lisboa).

“O crescimento das viagens de turnaround é uma consequência das excelentes condições do porto, nomeadamente o Terminal de Cruzeiros de Lisboa que oferece as melhores condições para acolher navios e passageiros de cruzeiro, mas também do potencial elevado que a cidade de Lisboa lhe confere”, considera, citado em comunicado, o administrador do Porto de Lisboa, Ricardo Medeiros.

 

De janeiro a junho de 2022 verificou-se um aumento do número de navios de cruzeiro a operar no Mediterrâneo e ilhas atlânticas – 209 em 2022 contra os 193 em 2019– as duas principais áreas de influência do Porto de Lisboa. A grande maioria das operações de turnaround foi realizada por navios em viagens pelas ilhas atlânticas ou pelo Mediterrâneo com início e/ou fim em Lisboa.

Analisado o primeiro semestre de 2022, março foi o melhor março de sempre em escalas e passageiros de cruzeiro no Porto de Lisboa, totalizando 27 escalas e 29 617 passageiros.

 

“Caso as previsões se confirmem, a atividade de cruzeiros no Porto de Lisboa registará, em 2022, um total de 330 escalas e de 450 mil passageiros, o que significará um crescimento de 6% em termos de escalas face a 2019”, declara o Porto de Lisboa.