Quantcast
Transportes de passageiros

STCP abre concurso internacional para a compra de 48 autocarros 100% elétricos

STCP abre concurso internacional para a compra de 48 autocarros 100% elétricos

A STCP lançou ontem, dia 26 de setembro, um concurso público internacional para a compra de 48 autocarros 100% elétricos e uma estação de carregamento elétrica, constituída por 24 carregadores duplos.

A introdução na frota das 48 viaturas de transporte de passageiros elétricas, de tipologia standard de 12 metros e com autonomia de cerca de 320 km, estima-se que ocorra no último quadrimestre do próximo ano.

 

A STCP aumenta a sua frota 100% livre de emissões de 20 para 68 veículos, o que vai possibilitar diminuir as emissões de CO2 para cerca de 4.000 ton/ano, substituindo 24 viaturas standard em fim de vida e o reforço, por parte da empresa, da sua frota com mais 24 viaturas energeticamente limpas.

A estação de carregamento prevê-se que seja instalada na Estação de Recolha da Via do Norte, as instalações a que ficarão alocadas os veículos da STCP e vai ser construída uma subestação elétrica para alimentação dos carregadores.

 

A presidente do Conselho de Administração da STCP, Cristina Pimentel, afirmou que a nova aquisição, citada em comunicado,” (…) concretiza a estratégia da empresa em direção a uma operação Carbono Zero e complementa-se com a construção de uma futura subestação elétrica para produção de energia pela própria empresa”.

Cristina Pimentel referiu, de acordo com o comunicado, que ”(…) a STCP tem a oportunidade de avançar, a modo rápido, em direção à descarbonização da operação e de desagravar, assim, as alterações climáticas”.

 

O investimento foi de cerca de 20 milhões de euros e foi parcialmente financiado, no montante de 8.443.209,70 euros, através do Aviso “Descarbonização dos Transportes Públicos” do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Os anúncios dos procedimentos foram publicados no Jornal Oficial da União Europeia, no Diário da República e ontem, dia 26 de setembro, deu-se a publicação na Plataforma Vortal.

Subscreva a nossa newsletter e não perca os principais projetos em termos de mobilidade na cadeia de abastecimento.