Quantcast
Sustentabilidade

Os incentivos fiscais na compra de veículos elétricos

Os incentivos fiscais na compra de veículos elétricos

No âmbito do Dia Mundial da Terra, celebrado a 22 de abril, o Cetelem lembrou, em comunicado, que entre as vantagens associadas à aquisição de veículos elétricos estão os benefícios fiscais.

Segundo explicado, quem adquirir um veículo novo 100% elétrico (para veículos até a 62 500 euros, incluindo IVA e despesas associadas) fica habilitado a um incentivo no valor de quatro mil euros, que aumenta para seis mil euros nos automóveis ligeiros de mercadorias totalmente elétricos.

Para bicicletas citadinas, motociclos, ciclomotores, triciclos, quadriciclos e outros dispositivos de mobilidade pessoal elétricos, bem como bicicletas de carga elétricas, o apoio é de 50% (até ao valor máximo de 500 euros nos primeiros casos e até 1500 euros no último).

Aliado a isso, os condomínios estão a ser apoiados na compra de carregadores elétricos. O apoio é de 80% (até ao valor máximo de 800 euros por carregador), ao qual pode acrescer 80% do valor da instalação (até ao máximo de mil euros).

De acordo com a instituição financeira, “tudo indica que esta tendência de apoio governamental na mudança para um planeta mais ‘verde’ se manterá nos próximos anos, com os veículos elétricos a representar um importante papel nessa transição”.