Quantcast
Transporte de passageiros

Nova fábrica de elétricos customizados da Kia arranca já em 2023

A Kia Corporation vai construir uma fábrica destinada à produção de veículos para fins específicos (Purpose Built Vehicles, PBV), cuja construção vai iniciar-se no primeiro semestre de 2023.

Em comunicado, a empresa explica que os PBV representam uma nova área de negócio na indústria automóvel, que assenta na produção de veículos altamente customizados de acordo com necessidades específicas dos clientes ou de setores de atividade.

 

“A multiplicação das missões ‘last mile delivery’ – ou seja, a distribuição e logística eminentemente urbana que decorre da expansão do e-commerce, por exemplo – assim como a proliferação dos serviços de transporte individual, têm colocado estes veículos no centro de soluções de mobilidade que assegurem a sustentabilidade ambiental e a eficiência nas grandes cidades”, considera.

Esta nova unidade irá localizar-se no complexo industrial da Kia em Hwaseong, na Coreia e deverá arrancar com a produção na segunda metade de 2025. Numa primeira fase, irá produzir 100 mil PBV por ano, número que poderá aumentar para até 150 mil unidades.

 

“Esta fábrica exclusiva para PBV é um dos principais pilares da nossa estratégia Plano S, no âmbito da qual a Kia procura chegar a uma posição de topo no mercado global deste segmento”, referiu o presidente e CEO da Kia Corporation, Ho Sung Song.

“Inicialmente, vamos explorar novos mercados com modelos PBV derivados de outros já existentes. Depois, gradualmente, iremos expandir a nossa presença nos mercados mundiais com modelos produzidos de raiz para os fins a que se destinam e equipados com tecnologias de condução autónoma”, acrescentou.

 

A Kia pretende chegar a uma posição de liderança neste setor até 2030. A fábrica irá integrar o novo ecossistema de produção inteligente “E-FOREST”, que pretende introduzir inovação nos sistemas de fabrico através do estabelecimento de uma ligação orgânica entre todos os seus elementos, com vista a assegurar mais valor para o consumidor.

Desde 2020 que a Kia definiu um compromisso de longo prazo para com a mobilidade sustentável, materializado no “Plano S”, no qual se integra esta nova fábrica.  No âmbito deste plano, a marca prevê deter uma gama de 14 veículos 100% elétricos (BEV) até 2027, com uma cadência mínima de lançamento de dois modelos por ano, já a partir de 2023.