Quantcast
Gestão energética

Horizonte Europa: Portugal já captou 32,7 milhões para projetos sobre Clima, Energia e Mobilidade

A Agência Nacional de Inovação (ANI) anunciou durante os últimos dias que, no âmbito do programa Horizonte Europa, Portugal já captou 32,7 milhões de euros para projetos em áreas de Clima, Energia e Mobilidade.

Segundo o explicado, na última de resultados, 21 entidades portuguesas angariaram 12,5 M€ em 11 projetos, destacando a ANI o projeto HYFUELUP.

 

De acordo com o anunciado, com um financiamento de 10,3 milhões de euros, o projeto junta 11 entidades internacionais, pretendendo desenvolver-se uma tecnologia de conversão de resíduos (florestais, por exemplo) em biocombustível 100% renovável para frotas de pesados de mercadorias.

“HYFUELUP é liderado pelo Laboratório Colaborativo BIOREF, num consórcio internacional de 11 entidades académicas e empresarias. Conta com quatro parceiros portugueses: o Laboratório Nacional de Energia e Geologia, o Instituto Politécnico de Portalegre, a DouroGás Renovável e a Circlemolecule”, sintetiza-se em comunicado.

 

“São resultados que continuam a consolidar a competitividade nacional em concursos europeus. Esta área é muito importante para o Pacto Ecológico Europeu, agora mais urgente numa altura em que a Europa procura reduzir a sua dependência energética de terceiros”, afirma Joana Mendonça. A presidente da ANI destaca ainda que “é um Laboratório Colaborativo a liderar o único projeto com coordenação nacional aprovado nesta ronda de resultados, o que demonstra a importância do papel dos CoLAB no sistema de inovação”.