Quantcast
Sustentabilidade

Fábrica de baterias de iões de lítio nos EUA junta Stellantis e Samsung

A Stellantis N.V. e a Samsung SDI vão criar, em conjunto, uma fábrica de baterias para veículos elétricos em Kokomo, no estado do Indiana, nos EUA. Com início de produção agendado para 2025, a fábrica pretende ter uma capacidade de produção anual inicial de 23 gigawatts/hora (GWh), tendo como objetivo aumentar para 33 GWh nos próximos anos.

Em comunicado, ambas revelam que a empresa resultante da joint-venture irá investir mais de 2,5 mil milhões de dólares (2,3 mil milhões de euros) e criar 1 400 novos postos de trabalho em Kokomo e nas áreas circundantes. O investimento poderá aumentar gradualmente até aos 3,1 mil milhões de dólares (2,9 mil milhões de euros). As novas instalações produzirão módulos de bateria para uma série de veículos produzidos nas fábricas de montagem da Stellantis na América do Norte. A construção da fábrica deverá arrancar ainda este ano.

 

“Há pouco menos de um ano comprometemo-nos com uma estratégia de eletrificação agressiva, ancorada em cinco gigafábricas entre a Europa e a América do Norte”, afirmou o CEO da Stellantis, Carlos Tavares. “Este anúncio fortalece, ainda mais, a nossa pegada global de produção

O fecho das negociações está sujeito às condições habituais de encerramento, incluindo aprovações regulamentares.