Quantcast
Sustentabilidade

União Europeia lança programa-piloto para ajudar as cidades a chegarem à neutralidade carbónica

União Europeia lança programa-piloto para ajudar as cidades a chegarem à neutralidade carbónica

O NetZeroCities, um consórcio de projetos constituído por 33 parceiros de 27 países europeus, lançou o programa Cidades-Piloto que vai ajudar as cidades a testarem novas abordagens para alcançarem os seus objetivos rumo à neutralidade carbónica.

O programa, que concede apoio prático às cidades e 32 milhões de euros em subvenções, está inserido na Missão da União Europeia para 100 cidades neutras e inteligentes em termos climáticos.

 

Para além disso, o programa Cidades-Piloto vai ajudá-las a testarem soluções adaptadas, localmente, para a transição climática e as selecionadas vão receber doações financeiras, no âmbito do programa-quadro da Comissão Europeia para a Investigação e Inovação 2014-2020, o Horizonte 2020.

O valor atribuído será de 500.000 euros, um milhão ou 1,5 milhões de euros para Investigação e Inovação bem como para implementação de soluções sistémicas.

 

As atividades-piloto das cidades são constituídas por inovações a nível social, cultural, tecnológico, com base na natureza, regulamentares e financeiras bem como novas formas de abordar as áreas do negócio e da governação.

As propostas de atividades, por parte de candidatos, e a forma como interagem com os vários sistemas urbanos relevantes naquela cidade são, igualmente, tidas em conta, podendo abranger as temáticas da mobilidade, a construção de sistemas energéticos e ambientais, fluxos de materiais e recursos, saúde e bem-estar, áreas naturais, sistemas culturais, sociais, financeiros e institucionais e espaços públicos acessíveis.

 

A finalidade das atividades-piloto é a transformação das cidades em testbeds para a neutralidade climática, abrindo o caminho para que outras comunidades tomem medidas.

Subscreva a nossa newsletter e não perca os principais projetos em termos de mobilidade na cadeia de abastecimento.