Quantcast
Transportes de mercadorias

UE vai apoiar projetos ‘verdes’ na infraestrutura de transportes com 5 mil milhões de euros

A Comissão Europeia vai apoiar, em mais de cinco mil milhões de euros, projetos que incidem na infraestrutura de transportes europeia, no âmbito do programa Connecting Europe Facility (CEF) for Transport. O financiamento vai apoiar projetos de todos os estados-membros ao longo da Rede transeuropeia de transportes (RTE-T), com o objetivo de auxiliar a União Europeia na meta de reduzir as emissões do setor dos transportes em 90% até 2050.

Em comunicado, a Comissão Europeia revela ainda que projetos que reforçam as Solidarity Lanes (iniciativa de apoio à exportação de produtos agrícolas ucranianos) serão elegíveis.

 

“Estamos a disponibilizar mais de 5 mil milhões de euros em projetos que irão aumentar a sustentabilidade da nossa rede global de transportes. À luz da guerra da Rússia contra a Ucrânia, também apoiaremos projetos de modernização dos pontos de passagem fronteiriços, de modo a facilitar o transporte de mercadorias entre a UE e a Ucrânia ao longo das Solidarity Lanes”, aponta a comissária dos transportes, Adina Vălean.

A Comissão Europeia nota que os projetos financiados contribuirão para a criação de um sistema de transporte multimodal interligado tanto para os passageiros como para o transporte de mercadorias. O objetivo é uma rede ferroviária acessível, fiável e eficaz, uma melhor navegação e infraestruturas nas vias navegáveis interiores nos portos marítimos, uma interligação equilibrada entre diferentes modos de transporte e uma maior automatização e interoperabilidade para uma maior eficiência e segurança ao longo de toda a rede de transportes.

 

A receção de candidaturas já abriu e decorre até 18 de janeiro de 2023. No dia 5 de outubro vai decorrer uma sessão de esclarecimento em formato online.