Quantcast
Sustentabilidade

Setúbal escolhida pela Galp e pela Northvolt para unidade avançada de conversão de lítio

Setúbal escolhida pela Galp e pela Northvolt para unidade avançada de conversão de lítio

A Galp e a Northvolt selecionaram a cidade portuária de Setúbal como local para a instalação da fábrica de conversão de lítio da joint venture Aurora. O início das operações deverá ocorrer até ao final de 2025 e o início das operações comerciais está previsto para 2026

De acordo com o comunicado da Galp, a fábrica deverá ter uma capacidade de produção anual inicial entre 28 mil e 35 mil toneladas de hidróxido de lítio – um material essencial para a indústria de fabrico de baterias de ião-lítio.

 

A joint venture Aurora – detida a 50%-50% entre a Galp e a Northvolt – fará uso de energia verde para alimentar o processo de conversão do lítio, minimizando assim a dependência do gás natural como acontece na abordagem convencional.

“Esta unidade em Setúbal representa um marco para a Europa no caminho para a construção de um ecossistema completo de baterias no continente, ao mesmo tempo que demonstra uma abordagem sustentável ao processo de conversão do lítio”, disse o cofundador e COO da Northvolt, Paolo Cerruti.

 

Espera-se que a fábrica represente um investimento próximo dos 700 milhões de euros, e que crie mais de 200 empregos diretos qualificados e mais de três mil empregos indiretos na região.