Quantcast
Transporte de mercadorias

Porto de Sines é o terceiro mais eficiente na Europa

Porto de Sines é o terceiro mais eficiente na Europa

O Porto de Sines foi considerado o terceiro mais eficiente na Europa e o 30º no mundo, numa lista de 370 portos a nível mundial. A conclusão é do relatório “The Container Port Performance Index 2021” do Banco Mundial e da consultora S&P Global.

Em comunicado, a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) nota que este indicador tem em conta o tempo dos navios em porto, desde a entrada até ao fim das operações, revelando a performance de vários stakeholders, desde os serviços de controlo de tráfego e pilotagem, reboque e amarração, o despacho pelas várias autoridades, abastecimentos e as operações de carga e descarga dos contentores garantidas pelo concessionário.

 

Noutra publicação, o Porto de Sines foi considerado o 19.º maior porto da União Europeia, considerando a tonelagem de carga movimentada em todos os terminais, escalando um lugar no ranking da revista especializada “Transportes XXI”, após em 2021 ter registado o sétimo maior crescimento anual entre os portos da UE. Em 2021, Sines movimentou 46,6 milhões de toneladas, o que representou um avanço de 10% face ao ano anterior.