Quantcast
Supply Chain 4.0

DHL Logistics Trend Radar: 6.ª edição apresenta tendências para setor da logística

Sexta edição do DHL Logistics Trend Radar apresenta tendências para a logística

Descarbonização, robots, diversificação da Supply Chain e soluções energéticas alternativas são as tendências que terão impacto na logística transformadora, segundo o DHL Logistics Trend Radar que revelou as 40 tendências que vão ajudar a modular os negócios, sociedades e tecnologias para a comunidade logística global na próxima década.

O relatório, publicado de dois em dois anos, resulta da análise de tendências macro e micro, de perspetivas de clientes bem como de uma rede de parceiros que inclui institutos de investigação ou start-ups.

 

Para além disso, o DHL Logistics Trend Radar mostra as tendências sociais, económicas e tecnológicas para a logística, monitorizando a forma como evoluem.

Diversificação da Supply Chain conduz à resiliência com a visibilidade a ter um papel-chave

A ampliação do ecossistema de fornecedores e a expansão das redes de fabrico e de distribuição podem alcançar maior agilidade, capacidade de resposta, competitividade e resiliência.

 

Mais de 70% das empresas inquiridas (76%) estão a preparar-se para realizar mudanças à sua base de fornecedores nos próximos dois anos, de modo a garantir a resiliência da cadeia de abastecimento.

Automação e eficiência para aumentar a produtividade

Outra das tendências mencionadas é a utilização de robots móveis interiores que podem mover mercadorias de um ponto para outro para ajudar a carregar e descarregar contentores ou camiões bem como prestar assistência no apoio às instalações e de robots estáticos para otimizar processos em armazéns ou hubs.

Sustentabilidade ambiental no topo da agenda

 

Circularidade, descarbonização, gestão ambiental e soluções de energia alternativas são as tendências que estão a emergir. Mais de 60% dos consumidores (65%) estão a implementar mudanças de estilo de vida, incentivando as empresas a procurar formas de tornar os seus produtos mais ecológicos.

Subscreva a nossa newsletter e não perca os principais projetos em termos de mobilidade na cadeia de abastecimento.