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Transporte de passageiros

Comboio a hidrogénio viaja mais de mil quilómetros sem reabastecer

Comboio a hidrogénio viaja mais de mil quilómetros sem reabastecer

A Alstom, grupo industrial francês que foi responsável pelo sistema de sinalização do Metro do Porto, revelou que o seu comboio a hidrogénio, o Coradia iLint, percorreu 1 175 quilómetros sem reabastecer o seu tanque de hidrogénio. De acordo com o grupo, a viagem entre Bremervörde e a estação principal de Munique é um “novo marco global para unidades alternativas e limpas no transporte ferroviário”.

Em comunicado, a Alstom informa que o veículo utilizado para esta viagem provém da frota pertencente à LNVG (Landesnahverkehrsgesellschaft Niedersachsen), a autoridade de transporte da Baixa Saxónia (Alemanha), e está em operação regular de passageiros na rede de evb (Eisenbahnen und Verkehrsbetriebe Elbe-Weser GmbH) desde meados de agosto. Para o projeto, a Alstom também fez parceria com a empresa de gás e engenharia Linde.

 

“Temos o prazer de liderar a inovação nesta área como o primeiro fabricante ferroviário do mundo a oferecer um comboio de passageiros baseado na tecnologia do hidrogénio. Com esta viagem, fornecemos mais provas de que os nossos comboios a hidrogénio têm todos os pré-requisitos para substituir veículos a gasóleo”, disse o CEO e presidente do Conselho de Administração da Alstom, Henri Poupart-Lafarge.

O comboio seguiu depois viagem até Berlim, para integrar a International Trade Fair for Transport Technology (InnoTrans) 2022, que se realiza até dia 23. A Alstom já foi contratada para fornecer 14 comboios Coradia iLint para a LNVG e 27 para utilização na área metropolitana de Frankfurt. Fora da Alemanha, a Alstom está a construir seis comboios de hidrogénio Coradia Stream na região italiana da Lombardia, com uma opção adicional acordada para mais oito veículos.

 

Recentemente, o grupo abriu um centro de engenharia e inovação na Maia (distrito do Porto) para desenvolver soluções na área da mobilidade digital e sinalização. A Alstom já está presente no mercado português há mais de 30 anos.

 

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